Segundo os especialistas, não há um lugar do corpo específico onde se sente mais dor. Existem áreas mais dolorosas e sensíveis por estarem localizadas em proeminências ósseas e também nos tendões (como as mãos e os pés), onde os feixes nervosos são mais superficiais ou onde o tecido gorduroso é mais escasso.
Os estudiosos ainda alertam que nível de dor pode variar bastante de pessoa para pessoa – afinal, cada um consegue suportá-la de uma maneira diferente. O processo de tatuar é geralmente doloroso porque causa uma lesão leve em duas camadas da pele: a epiderme e a derme.
Por serem mais estáveis, as células da derme conseguem fixar a tinta, de modo que o desenho da tatuagem permaneça nítido na pele por muito tempo. -A profundidade com que a agulha penetra na pele varia de 0,3 a 0,5 mm. Além disso o filtro solar pode ser um grande aliado de quem é tatuado. Com o tempo, a radiação ultravioleta faz com que a tattoo perca a cor e a nitidez. As informações são da Revista Mundo Estranho.
Rosto: Neste local é onde passa o nervo trigêmio, que torna a face mais sensível desde a testa até a mandíbula. Algumas pessoas sentem uma dor insuportável ao tatuar perto da boca.
Virilha: Há vários nervos que vão para as áreas genitais e que são extremamente sensíveis. Como a pele por ali também é mais rala, a dor acaba sendo maior.
Tornozelo: A dor é moderada se comparada às outras partes do corpo. Para alguns, o sofrimento é maior porque o tecido gorduroso é mais escasso e a pele fica mais perto do osso, criando um atrito
Costela: Os ossos são o problema nessa região, principalmente se a pessoa é mais magrinha.
Pernas e braços: Na face interna dos dois membros, a pele é delicada. Com um beliscão já sentimos dor, imagina agulhas furando ali.
Mãos e pés: No dorso dos membros, a pele é mais fina e, por isso, as terminações nervosas ficam mais superficiais e expostas às agulhadas