Muito estranho. Chocolate aerado, bolhas de sabão agrupadas, miolo de um girassol. Parece normal, mas muita gente pode desenvolver uma inexplicável crise de pânico diante destas coisas. A Tripofobia consiste de medo ou repulsa causada por figuras geométricas muito juntas, especialmente pequenos buracos e retângulos muito pequenos.
O transtorno ainda não está listado no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais, mas a verdade é que milhares de pessoas relatam ter pânico ao visualizarem objetos com furos pequenos aglomerados. Pessoas com crises de Tripofobia relatam formigamento, coceira ou comichão no corpo, ansiedade e náusea.
É uma “doença” relativamente nova, com pesquisa limitada. Os pesquisadores acreditam que a reação repulsiva dos Tripofóbicos pode ser efeito colateral de uma adaptação evolutiva para evitar animais peçonhentos, pois todos nós temos uma predisposição para ser cauteloso com coisas que podem nos prejudicar. Durante as pesquisas, um voluntário relatou que associa os objetos furados com um polvo de anéis azuis, um dos animais mais venenosos do mundo. Pelo que dizem os pesquisadores, todos nós temos tendência a Tripofobia, só que algumas pessoas desenvolvem um pânico anormal.
Se as imagens abaixo te deixam mais que incomodado, você pode ser Tripofóbico.