Depois que alguns políticos espertinhos foram flagrados usando aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para assistir à Copa das Confederações, o assunto, obviamente, é um dos mais comentados. Mas você sabia que qualquer cidadão brasileiro pode viajar de graça com a FAB? Porém, antes que você já comece a fazer as malas e escolher algum destino paradisíaco para passar o próximo final de semana, entenda melhor como funciona esse benefício.
Você pode viajar de graça com a FAB desde que tenham vagas disponíveis nas aeronaves que estão para decolar, sendo que esses voos precisam ser programados. Se você ocupar algum cargo político, como é o caso de prefeitos, governadores, ministros, presidente e afins, você poderá ser um passageiro da FAB a qualquer momento, contanto que o motivo do embarque esteja relacionado a emergências médicas ou questões de segurança. Como conseguir uma carona Para conseguir uma carona em um dos voos da companhia é preciso que você procure o Correio Aéreo Nacional (CAN), faça uma inscrição e escolha os trechos que gostaria de percorrer.
Após esse processo, a CAN informa ao futuro passageiro quando houver um lugar disponível em algum voo realizado pela FAB. As caronas mais fáceis de conseguir são as que ligam capitais em todo o país, já que esse tipo de voo é mais frequente. De acordo com a FAB, há mais pedidos de carona em voos feitos na região Norte do país. Se você clicar aqui, vai ter acesso aos contatos indicados para quem quer ter mais informações, no próprio site da instituição. Lá, basta que você clique sobre a pergunta nº 20. De acordo com matéria publicada no portal UOL, a maioria dos telefones informados não está funcionando – ou as ligações não são completadas ou os números não pertencem à instituição. Informada a respeito do problema, a Secretaria de Comunicação da FAB afirmou que esses problemas logo serão resolvidos.