A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e fazem com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair.
Manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.
Pare de olhar para seu Umbigo
Pessoas tímidas costumam ser introvertidas (parece redundante não é?) isso quer dizer que elas têm a atenção muito mais voltada para si mesma do que para o mundo externo. Isso gera dois problemas: o primeiro é acreditar que todo mundo também está olhando para ela (que estão observando os defeitos dela) e o outro é que nas situações sociais (conversa, paqueras, reuniões etc.) o tímido presta muito mais atenção nos fatores internos dele (se ele próprio gaguejou, se está com coração acelerado, se está com vergonha) do que na reação das outras pessoas. Esse comportamento contribui para que você se sinta ainda mais inseguro.
Faça Contato
Tente conversar com maior número de pessoas que puder. Mais do que isso, ao conversar com alguém procure lhe olhar nos olhos. Essa atitude vai te ajudar a compreender a reação dos outros e vai tirar o seu foco de si mesmo.
Faça e receba elogios
Ao fazer um elogio (sinceros) você aumenta o grau de afinidade com seu interlocutor e quebra a tensão que pode acontecer no começo de algumas conversas. Quando receber um elogio evite dizer coisas como: “bondade sua” ou “você só está sendo gentil” se alguém lhe faz um elogio é por que acredita que você possua determinada qualidade, e ao rejeitar o elogio você rejeita essas qualidades. Essa falsa modéstia só contribui com ideia de que não há nada de bom em você o que reforça a timidez.
Não exija tanto de você
Nem sempre você vai conseguir observações inteligentes ou piadas muito engraçadas, é provável até que você fale alguma besteira de vez em guando. Mas isso não é um problema, na verdade ninguém gosta do “Peter Perfeito” e expor seus defeitos faz surgir amizades verdadeiras e pessoas que gostam de você de verdade.
Aceite que não pode agradar todo mundo
Nem todo mundo vai gostar de você ou do seu jeito, isso por que é humanamente impossível agradar a todo mundo, dessa forma sempre vai ter alguém que não vai ir com sua cara. Mas ao invés de se preocupar com a opinião dessas pessoas lembre-se que existem muitas outras que gostam do seu jeito.
Reconheça sua verdadeira limitação
É provável que você não seja tímido o tempo todo, mas que existam situações específicas que te deixem mais acanhado, talvez seja ao falar em público, ou conversar com alguém do sexo oposto, de toda a forma quanto melhor você compreender os momentos em que sua timidez surge, mais fácil será trabalhá-la.
Não ponha ninguém em Pedestal
Ninguém é perfeito, e quando você coloca alguém nessa posição de perfeição você acaba se menosprezando, principalmente se você tem o péssimo hábito de se comparar a outras pessoas.
Engula o Orgulho
Alguns psicanalistas sugerem que a timidez carrega em si uma boa dose de orgulho. Desse modo o tímido é também alguém orgulhoso e arrogante, que se recusa a entrar em contato com os outros por acha-los “inferiores” . Confesso que essa descrição valeu para mim durante a minha adolescência, eu via as outras pessoas da minha idade como patéticas e superficiais, hoje compreendo que essa postura nada mais era do que uma tentativa ridícula de esconder meus sentimento de inferioridade.